A Uría Menéndez–Proença de Carvalho alia-se ao primeiro grande escritório de advogados ibero-americano

Os escritórios Philippi (Chile) e Prietocarrizosa (Colômbia) fundem-se e a Uría Menéndez deterá 30 % da sociedade resultante, que se passará a denominar Philippi, Prietocarrizosa & Uría

9 de Setembro de 2014

Os escritórios de advogados Philippi (Chile) e Prietocarrizosa (Colômbia), duas das sociedades amigas da Uría Menéndez, anunciaram a sua fusão, pressupondo a primeira união de duas das sociedades líderes dos seus países realizada na América Latina. Adicionalmente, a Uría Menéndez deterá uma participação de 30% da sociedade resultante. A fusão dos dois escritórios latino-americanos e a participação da Uría Menéndez darão origem ao primeiro grande escritório ibero-americano de advogados.

A nova sociedade iniciará atividade em 1 de janeiro de 2015 sob a designação Philippi, Prietocarrizosa & Uría e contará com 220 advogados e escritórios próprios em Santiago (Chile), Bogotá e Barranquilla (Colômbia). Adicionalmente, beneficiará da contribuição dos 530 advogados da Uría Menéndez e dos seus escritórios na América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. As responsabilidades executivas serão delegadas num Comité de Direção formado por seis sócios, incluindo um Senior Partner e um Managing Partner.

Trata-se da primeira fase de um projeto que responde ao interesse das empresas da Europa, Ásia e América do Norte nos países que constituem a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru). Esta Aliança, que se assume como a oitava economia do mundo, realça o potencial de crescimento dos países que a constituem, e que, há já alguns anos, têm vindo a unir esforços com vista a uma integração económica.

Estas mudanças promovem, por sua vez, a oportunidade para que as sociedades de advogados ofereçam os seus serviços nesse enquadramento transnacional. Por conseguinte, a vocação futura é a de crescer voltados para outros mercados, como o Peru e o México, e caminhar na direção de uma integração plena com a Uría Menéndez.

Com este passo, que constitui um marco importante na estratégia de posicionamento internacional da Uría Menéndez, este escritório consolida a sua aposta na América Latina, onde se encontra presente há 17 anos. Desta forma, a Uría Menéndez deixa de ser uma firma local para assumir um papel de líder ibérico e de uma sociedade ibero-americana de referência, com presença nas principais praças financeiras mundiais.

Luis de Carlos, Sócio Diretor da Uría Menéndez, refere que “a possibilidade de participar num projeto tão apaixonante como o que irão empreender os nossos amigos da Philippi e da Prietocarrizosa é um motivo de grande orgulho para nós. O vínculo especial que mantemos com a América Latina há quase duas décadas dá-nos a certeza de que esta iniciativa, que assinala uma nova forma de prestar serviços jurídicos no continente latino-americano, será um êxito retumbante.”

Juan Francisco Gutiérrez, Presidente da Philippi, destaca que “esta operação é o culminar de um processo de desenvolvimento, consolidação e inovação constante da nossa firma. Há já algum tempo havíamos identificado a necessidade de fazer parte do crescente processo de internacionalização que as empresas chilenas estão a viver, particularmente na Área da Aliança do Pacífico. Tivemos a sorte de nos termos podido unir a dois escritórios com os quais já tínhamos uma relação próxima e duradoura, e com os quais partilhamos o mesmo estilo e cultura profissional, o que tornou possível que fôssemos os primeiros a encetar este novo rumo e assim responder da melhor forma às necessidades de serviço dos nossos clientes.”

Para Martín Carrizosa, membro do Comité Executivo da Prietocarrizosa, “A América Latina, em geral, e os países da chamada Aliança do Pacífico, em particular, vão surgindo, aos olhos dos empresários de muitas empresas multinacionais, como um mercado legal novo e diferenciado, onde é necessária uma assessoria de elevado valor acrescentado. Muitos dos nossos clientes já são empresas multilatinas e outros estão em processo de aumentar a sua presença na região. Esta iniciativa é a resposta às necessidades e à responsabilidade de acompanhá-los, proporcionando-lhes assessoria de escala mundial. A nova sociedade permitir-nos-á combinar experiência local com presença alargada na Ibero-América.”