Uría Menéndez assina um acordo de colaboração com a Câmara de Comércio Internacional da China

O convénio transforma a Uría Menéndez no escritório de referência da instituição que agrupa as principais empresas chinesas para os seus investimentos em Espanha, Portugal e América Latina.

27 de Abril de 2009

A Uría Menéndez assinou, no último dia 14 de Abril, um acordo de colaboração com a “China Council for the Promotion of International Trade” (CCPIT), também conhecida como “China Chamber of International Commerce”. O acordo tem como objectivo formalizar os termos da cooperação que a Uría Menéndez mantém com a instituição que aglutina a grande maioria das empresas chinesas com interesses no estrangeiro e que se responsabiliza por promover o comércio e o investimento externo do país.

Sob os termos de dito acordo, a Uría Menéndez assistirá a CCPIT e as empresas suas associadas nos respectivos investimentos na Península Ibérica e América Latina. O acordo também contempla a organização conjunta de programas de formação de empresários com interesses na Espanha, Portugal e América Latina. Exemplo disso é o programa que se realizou hoje em Barcelona sobre o estudo em que encontra o investimento e o comércio externo chinês em Espanha. O seminário, centrou-se na análise das relações comerciais entre ambos os países e suas oportunidades de investimento, abordou conjunto de normas da União Europeia que regulam a segurança dos produtos industriais procedentes da China e as barreiras ao comércio internacional, e contou com a participação de Foment do 'treball', Casa a Ásia, ICEX e funcionários de autoridades europeias.

A CCPIT tem a sua sede central em Pequim, onde a Uría Menéndez vai abrir um escritório de representação nos próximos meses. O acordo foi subscrito na capital do país asiático por Carlos Viladás, sócio responsável da China Desk da Uría Menéndez, e Juan Martín Perrotto, sócio director do futuro escritório em Pequim. Após assinar o acordo, Juan Martín Perrotto sublinhou que “o acordo com a CCPIT é um marco ao que atribuímos a máxima importância para o desenvolvimento de nossa actividade na China. Permitir-nos-á dotar de um marco institucional na relação com os nossos clientes chineses e contar com o apoio da maior organização empresarial da Chinesa que, ao eleger-nos como seu escritório de referência na Península Ibérica e América Latina, distingue-nos com um gesto de confiança colectiva que nos faz sentir especialmente orgulhosos”.