Uría Menéndez abre escritório em Pequim

A sociedade converte-se na primeira firma de advogados ibérica a abrir um escritório na capital chinesa.

25 de Janeiro de 2010

No âmbito da sua estratégia internacional, a Uría Menéndez abre escritório em Pequim, na China, somando um total de 16 escritórios repartidos entre a Europa, a América e a Ásia. Este último escritório permite à sociedade prestar serviços e gerir localmente os investimentos que os seus clientes realizam na China. Por outro lado, oferecerá assessoria a clientes chineses nos seus investimentos em Espanha, Portugal e, muito especialmente, na América Latina, onde a Uría Menéndez conta com 5 escritórios e uma dilatada experiência assessorando investidores estrangeiros na região.

O escritório situa-se no piso 29 do World Trade Center, localizado no centro financeiro de Pequim. A escolha desta cidade resulta da relevância da capital como centro de decisão política e empresarial para os investimentos estrangeiros, os quais dominam a actividade da Uría Menéndez na China. No mesmo andar do edifício encontram-se igualmente situados os escritórios pequineses das firmas “Best Friend” da Uría Menéndez: Slaughter and May, do Reino Unido, e a De Brauw Blackstone Westbroek, da Holanda.

A Uría Menéndez vem desenvolvendo há tempos um forte vínculo com a China. Exemplo do qual constitui o acordo estratégico celebrado com a CCPIT (China Council for the Promotion of International Trade), por meio do qual a Uría Menéndez, enquanto escritório de referência da organização, vem prestando apoio às empresas chinesas com interesses em Espanha, Portugal e na América Latina. À Uría Menéndez foi ainda confiado, pelo Conselho Geral da Advocacia Chinesa (ACLA - All China Lawyers Association), um programa anual de formação de advogados chineses na  Europa continental e na América Latina. È igualmente de ressaltar que a Uría Menéndez integra o consórcio que gere a única faculdade de Direito na China com participação privada (CESL - China Europe School of Law) e, entre outras iniciativas, é responsável pela organização de um programa de formação profissional sobre o investimento chinês na Europa.

Duarte Garin, sócio director da Uría Menéndez Portugal, afirma que “sentimo-nos especialmente orgulhosos por iniciarmos a nossa actividade em Pequim, já que poderemos oferecer aos nossos clientes uma assessoria jurídica integrada na sua expansão para o mercado asiático, bem como proporcionar aos investidores chineses a presença na China de um escritório de topo europeu para os seus projectos na Península Ibérica, Brasil e o resto da América Latina”.