Uría Menéndez, prémio Chambers Latin America como escritório internacional do ano em Cuba

A prática cubana do escritório prestou assessoria nos últimos anos a empresas de mais de 20 jurisdições em assuntos relacionados com a ilha

25 de Novembro de 2019

A Uría Menéndez foi galardoada como “Escritório do ano (International Counsel) em Cuba”, nos prémios Chambers Latin America Awards, que se celebraram em Miami, na passada sexta-feira. O prestigiado diretório Chambers and Partners reconhece, desta forma, o excelente trabalho da Uría Menéndez na assessoria internacional em inúmeros assuntos transfronteiriços que se realizaram na ilha nos últimos anos.

A prática cubana da Uría Menéndez centra-se na assessoria a empresas de todo o mundo nos projetos de investimento realizados em Cuba através da criação de filiais, joint ventures ou outras formas de associação económica vinculadas a diferentes setores, entre os quais se destacam o turístico-hoteleiro, construção, imobiliário, energia, biotecnologia, infraestruturas, alimentação e bebidas. Abrange igualmente a assessoria a entidades financeiras em aspetos regulatórios e em financiamentos de projetos na ilha.

A Uría Menéndez não se posiciona como concorrente dos escritórios locais cubanos, pelo contrário, mantém uma estreita colaboração com estes, especialmente com o Bufete de Servicios Especializados, com quem a Uría Menéndez assinou um acordo de colaboração.

No fim de 2018, a Uría Menéndez tinha conduzido mais de noventa assuntos de componente cubano em catorze setores económicos diferentes para clientes de vinte e uma jurisdições. Colaboraram nestes assuntos cento e catorze advogados de várias áreas de prática do escritório.

O prémio foi recebido por Eduardo Rodríguez-Rovira, coordenador da prática latino-americana do escritório, e por Lourdes Dávalos,responsável pela prática cubana do escritório. Ambos —juntamente com vários sócios da PPU— assistiram à gala de entrega dos prémios que reúne todos os anos em Miami o setor legal latino-americano.